Procurar na Bubok

Alfama

Impostos e envio não incluídos
  • Autor: Hélder Gonçalves
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 187
  • Tamanho: 150x210
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Brilho
  • ISBN Acabamento em capa mole: 978-84-686-6316-6
  • Livros vendidos: 1
Ver ficha técnica completa

“Só quem não viveu não tem histórias para contar”

O autor, escritor e poeta, tem a arte e o engenho de retratar essas histórias, parte vividas parte efabuladas de forma retratista e pitoresca elevando o leitor à vivência de um turbilhão de sentimentos a que não faltam pormenores peculiares e com humor.

O leitor não fazendo parte da história e não tendo vivido a época retratada, facilmente se imagina no meio das suas personagens e revê de forma clara dois bairros típicos de Lisboa, Alfama e Graça.

Alfama - Fados, sonhos e saudade é uma história vivida na pré revolução que retrata de forma rigorosa as características de pensamento á época quer a nível político quer a forma como a sociedade se apresentava estratificada socialmente.

A história centra-se essencialmente na vivência de duas famílias de estratos sociais diferentes que se interligam de forma hábil, ramificando-se noutras personagens exteriores como Maria dos Anjos a fadista, com o pormenor minucioso da descrição do bairro, dos seus telhados sobre o Tejo, do sonho dos seus habitantes, da descrição exaustiva dos seus habitantes e profissões há muito esquecidas, sendo um exemplo bem conseguido a descrição da azáfama das peixeiras no mercado da Ribeira.

A família Ramos retrata a pequena burguesia, a família do Carmo com origem no proletariado. As duas famílias interligam-se pelos amores vividos e sentidos dos seus progenitores: Carlos e Francisco com Elvira e Deolinda.

A conjugação da prosa com pequenos excertos de poesia, muito bem conseguidas tornam único este livro, o quarto do autor que se aventura num estilo próprio mas que resulta com êxito.

De leitura fácil e acessível revela uma nova faceta do autor que com este livro tenta reencontrar na sua recôndita memória a origem da sua existência.

Maria Helena Gonçalves

Licenciada em Filosofia – Universidade Nova de Lisboa

...[ler mais]
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.