A Primeira Vez


O jovem Inspector Jorge é encarregado de investigar o brutal assassinato de um homem em Évora. 
EUR 12,48
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Iniciar compra

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: Pedro Lobo
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 139
  • Tamanho: 170x235
  • Miolo: Preto e branco
  • Paginação: Colado
  • Acabamento da capa: Mate
  • Downloads: 1
  • Livros vendidos: 2
  • Última atualização: 26/07/2023
1 comentário sobre este livro Registe-se para comentar este livro
25 de Dezembro de 2021 por rickymartin
Título: Estranhamente entretedor, mas não de uma boa forma.
O livro em questão tem uma sinopse interessante e palavras chave curiosas para uma leitura curta, certamente fora do comum. Decidi arriscar e fazer a leitura em formato impresso. Nas primeiras páginas conclui rapidamente que estava prestes a partir para uma montanha-russa, em jeito de novela televisiva, mas ao estilo de Pôr do Sol (RTP). A qualidade que redime a sua leitura é de facto o enredo, que apesar de estar preenchido de lugares comuns, é estranhamente entretedor - tal como uma montanha-russa, é uma experiência sensorial que se dá à antecipação pelo próximo momento incrédulo. Incrédulo talvez pela facilidade com que a coesão se perde, surpreendendo a pessoa leitora com impressionantes desenvolvimentos na história a cada momento.
Ao contrário do que se possa antecipar, não é o narrador, ostensivamente queerfóbico/homofóbico durante a maior parte da narrativa, que leva a minha maior crítica quanto à qualidade de representação de pessoas queer/gay/bi.
Não senhor, o problema está mesmo na qualidade das próprias personagens gays / bi, que apesar de terem uma diversidade considerável de expressões de género e de atitudes, espelham em si mesmas uma espécie de universo paralelo ao universo hetero e todos os estereótipos hetero de como as pessoas gay/bi são - separam-se entre diferentes níveis de masculinidade e feminilidade, e tomam papéis nas suas relações intimas que espelham a dualidade homem-mulher, ao ponto que fazer sexo com outro rapaz é reduzido ao seu papel de submisso e por isso não é tão diferente de com uma mulher.
A escrita também falha em contextualizar as problemáticas de amor entre pessoas do mesmo género, tendo apenas um potencial momento onde isso acontece numa conversa mais profunda, mas que não é assim tão profunda como a narração nos quer convencer.
Se lhe apetece jogar bingo nesta leitura para ver quantos estereótipos consegue prever, ou dar um gole de álcool a cada vez que um termo insultuoso a pessoas queer/gay/bi é usado, recomendo a leitura. Advirto para a homofobia explícita, para estereótipos simplificados (incluindo uma representação muito básica de hookup culture e a implicação de pessoas bi infiéis) e uma quantidade abundante de erros ortográficos.
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.