Procurar na Bubok

Crítica do Princípio de Razão Suficiente

  • Autor: Lydio Machado Bandeira de Mello
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 120
  • Downloads: 4
Ver ficha técnica completa
Uma das obras mais marcantes do Prof. Lydio Machado Bandeira de Mello é o livro Crítica do Princípio de Razão Suficiente, de 1974. Entre tantos outros, este livro se destaca porque, em um de seus capítulos (“O Evolucionismo Ateu. O Transformismo Ateu. A doutrina do Retorno Eterno”), o autor discute o evolucionismo e critica a doutrina do eterno retorno. Note-se que Bandeira de Mello rejeita o eterno retorno como doutrina cosmológica e como doutrina ética (“argumento horrível da mais horrenda tragédia”, p. 194) porque o interpreta como eterno retorno do mesmo. Não custa lembrar que este livro é de 1974; Différence et répétition havia sido publicado na França apenas seis anos antes, e Nietzsche et la philosophie, pouco mais de uma década antes. Assim, se hoje essa interpretação nos parece equivocada, é preciso reconhecer que ela está inteiramente de acordo com seu tempo. Nessa época, ninguém ou quase ninguém estudava Deleuze no Brasil. Consta no índice desse volume a referência a uma continuação (num volume à parte) publicada sob o nome A Falibilidade da Indução.
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.