Sobre o Livro
Gestão de A a Z Segundo a Sabedoria Popular não pretende ser um tratado científico, nem tão pouco linguístico, sobre os provérbios portugueses mas, tão-somente, uma livre interpretação do autor de um conjunto alargado de afirmações populares, por todos usados, nas mais variadíssimas situações.
O levantamento agora efectuado não é, nem de perto nem de longe exaustivo, mas assenta numa mera selecção de alguns que o autor considera serem mais importantes de serem analisados e descodificados na óptica da gestão.
A obra agora produzida surge na sequência dos largos anos de experiência profissional do autor que, nos mais diversos cenários profissionais, se socorreu destes provérbios populares para junto dos seus interlocutores fazer relevar, evidenciar ou vincar determinados comportamentos, ideias
ou acções.
Perante estes reforços foi, ao longo do tempo, desafiado pelos seus clientes, alunos e colegas de trabalho a construir um manual interpretativo destes mesmos provérbios.
Não sendo pessoa de recusar desafios, veio ao longo dos últimos anos a compilar o conjunto da informação que agora se reproduz.
Assim nasce esta obra que, certamente, se encontra incompleta, pois são muitos os saberes populares.
Espera o autor, através da obra agora produzida, contribuir para um melhor entendimento no uso destes provérbios que tão grandes ensinamentos nos podem transmitir.
___________________________________
Sobre o Autor:
Joaquim Marques é Professor Especialista em Marketing e Publicidade pelo consórcio IPAM/IPP/IPC, pós-graduado em Marketing de Serviços pela Universidad Complutense de Madrid e doutorando na mesma universidade em Ciências Empresariais
É Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM - The Marketing School.
Docente do IPAM Aveiro, desde 1993, na área do Marketing, assume as funções de Director de Curso na mesma escola desde 2006.
É consultor de Marketing, Estratégia e Internacionalização, desde 1998, junto das PME's.