A moda e o vestuário constituem um certo retrato de uma sociedade, que ao longo dos
tempos vão absorvendo e espelhando as evoluções dessa mesma comunidade. Mas esta
é, também, uma área de atividade de extrema importância em Portugal, com casos de
sucesso como as marcas Parfois, Fly London e Aerosoles.
O comportamento dos consumidores, perante a moda e o vestuário, pode ser explicado
através de diversas variáveis, algumas das quais analisadas nesta tese. Neste contexto, o
presente trabalho, que pretende analisar os contextos, hábitos e motivações dos
consumidores portugueses de produtos de moda e vestuário, assume, de facto, três
objetivos especÃficos:
-Em primeiro lugar, pretende-se analisar os contextos de consumo de produtos de moda
e vestuário, e, neste sentido observar as tipologias de vestuário, os espaços comerciais e
as principais marcas comercializadas em Portugal, em concreto nos centros comeciais;
-Emsegundo lugar, procura-se realizar uma análise dos hábitos e principais motivações
dos consumidores numa perspetiva panorâmica e compreensiva do mercado;
-Finalmente, e com base num modelo previamente construÃdo -Consumer Style
Inventory de Sproles e Kendall (1986) pretende-se apurar quais os principais hábitos
de consumo e principais motivações que levam Ãs decisões de compra, assim como
identificar segmentos de consumidores com base nestas atitudes.
Estes três objetivos especÃficos ditam, de certa forma, a estrutura da presente tese, uma
vez que cada um deles constitui o ponto de partida para um estudo empÃrico.
Os resultados obtidos nesta investigação permitem traçar um retrato de algumas das
variáveis importantes relativas aos contextos, hábitos e motivações dos consumidores
portugueses deste tipo de produtos, assim como fazer uma proposta de segmentação de
compradores.