Procurar na Bubok

Pensar o RISCO no Território

Disponível em:
Impostos não incluídos
  • Autor: António Amílcar de Moura Alves da SIlva
  • Estado: Público
  • Nº de páginas: 150
  • ISBN eBook em PDF: 978-989-206080
  • eBooks vendidos: 1
Ver ficha técnica completa

O estudo do risco no território, para além de ser uma demanda essencial no Ordenamento e no planeamento de acções neste domónio, tornou-se também um imperativo legal a ser cumprido por imposição do Programa Nacional de Políticas do Ordenamento do Território (PNPOT). No entanto, este ainda é um domínio da investigação, pois ainda não há conceitos e formas de abordagem universalmente aceites, o que conduz a situações pouco claras e, sobretudo, à falta de eficácia e aplicabilidade de muitos dos estudos que são feitos.

Este trabalho pretende contribuir para clarificar a situação através de uma abordagem integrada e concisa, suportada numa estrutura de estudo do risco apoiada em conceitos precisos e numa epistemologia coerente, capaz de ser aceite e compreendida por todos os que intervêm neste domínio. Esta abordagem incide sobretudo na fase de determinação do risco, desde o contexto inicial até à sua avaliação.

Apresentam-se conceitos num glossário de riscos, esquematizam-se e classificam-se os diferentes tipos de risco relacionáveis com o espaço geográfico, aborda-se a forma mais directa de fazer uma cartografia de riscos e, por fim, efectua-se uma aproximação conceptual aos indicadores do risco. 
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro