Fraudes, Aldrabices e Outras Parvoíces
Cláudio Tereso

Relatório do Projecto de Fim de Curso - Licenciatura em Informática pela Universidade Aberta
O ensino a distância é responsável pela formação de muitas pessoas nos mais variados cursos e lugares do mundo. Nesse ambiente é possível monitorar as interacções dos utilizadores, tais como a suas participações em fóruns, chats, descarga de ficheiros, etc. Embora essa informação seja muito útil, a sua interpretação nem sempre é fácil, pois está baseada normalmente em tabelas textuais e numéricas. Tornar essa informação em algo visualizável pode auxiliar significativamente a identificação de padrões de utilização entre outras coisas.
A motivação deste trabalho teve como base a necessidade de melhorar a visualização dos dados resultantes da interacção dos alunos com as unidades curriculares disponíveis na plataforma de e-learning da Universidade Aberta. De uma forma mais abrangente, pretendeu-se propor uma ou mais formas de representação visual que permitissem o mapeamento visual desses dados e respectiva análise. De uma forma mais específica, este trabalho pretendeu auxiliar os docentes a perceber melhor o nível e qualidade de interacção dos alunos com os módulos das unidades curriculares.
Quer informação sobre como publicar a sua obra? Indique-nos o seu telefone e ligamos-lhe sem qualquer compromisso.