MEMÓRIAS PEREGRINAS DE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO


Resumir o que se apresenta resumido é tarefa difícil. Mas, já que a situação o exige, vejamos:

Se há sempre uma razão para darmos a conhecer acontecimentos que buliram connosco, comunicarmos certos factos que nos afectaram e denunciarmos condutas enganosas que nos prejudicaram, ou meras opiniões que reprovamos, direi que o motivo que me levou a escrever estas Memórias se alicerça numa explosão de sentimentos recalcados que me mantinham, há muito tempo, irrequieto e ansioso, por desabafar e me tranquilizar.

Registar factos, denunciar atitudes e acusar culpados, que muitos foram, é, sem dúvida, a única maneira de actuar por quem não tem a possibilidade duma alternativa. Quero ter, assim procedendo, a satisfação de poder acusar, publicamente, a acção de muitos funcionários públicos, «de topo», que, tendo por obrigação servir os interesses do POVO, como juraram ao tomarem posse das funções que desempenham, não mostram o mínimo interesse pelo público em geral e especialmente por quem poderão considerar como concorrentes. E por tal, devendo e podendo resolver causas justas, o não fazem, quer por negligência, quer por inveja, quer por um egoísmo profundo que os leva a marginalizar o próximo. Ponho de parte a incompetência, embora, também ela, possa ter lugar, porque só culpa quem a deferiu, quase sempre por nepotismo, desprezando as qualidades requeridas pela função. O mando requer perícia inteligência e bom senso. Só assim poderá haver quem mande bem e seja justo. O mal e a injustiça, provêem quase sempre da ignorância, mas também podem ser geradas pela malvadez. Os chefes, escolhidos pelo Povo para mandarem conduzir as operações, são os responsáveis pelo incumprimento das suas decisões, e não devem denegar as suas obrigações nem delegá-las na incompetência.

Coloquei, no decorrer da escritura destas Memórias, condutas pelas quais se podem justificar os louvores e as acusações ao lado dos sacrifícios que tantos padecem para arranjar trabalho para sobreviverem; de sobreviver para poderem trabalhar; de ter calma para sofrerem humilhações; inteligência para se adaptarem à malvadez das circunstâncias; coragem para afastarem o ódio, a inveja e a vingança; invenção de expedientes para derrubarem a malícia sem molestarem nem serem molestados. E só assim puderam seguir, o melhor que possível, pelo Espaço além, com o Tempo que lhes tem sido dispensado pelo autor da vida.      

 

Grátis
Quantidade
+
Adicionar ao carrinho de compra
Download

Pague como quiser

Cartão de crédito
Paypal
Transferência bancária
detalhes do produto:
  • Autor: HIGINO DO VALE CARVALHEIRA
  • Estado: Venda em Bubok
  • Nº de páginas: 107
  • Downloads: 811
  • Última atualização: 02/11/2023
Não existem comentários sobre este livro Registe-se para comentar este livro
Outros livros do autor
Outros livros que lhe podem interessar

A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!

A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.