S
e existe um largo consenso teórico para a criação de áreas protegidas, como instrumentos, entre outros, de uma política geral de ordenamento do território, na prática, a sua implementação é uma tarefa árdua, porque as instituições e as pessoas não estão disponíveis para pagar um certo preço. Na verdade, uma visão demasiado antropocêntrica criou uma cultura de permanente delapidação do património e dos recursos naturais, que esquece que os recursos económicos começam sempre por ser recursos naturais e que sem estes e o respectivo contexto, ou seja, a natureza, não há futuro.
É sobre este caminho difícil de criação de áreas protegidas que nos fala Robert Manners Moura neste seu livro, algo autobiográfico, na área protegida que é o fulcro da acção: o Parque Natural do Alvão.
Além disto, a serra, que, até tempos recentes, esteve muito isolada do exterior, possui valores cobiçados pela cidade: a água, a floresta, os recursos minerais, o gado, os pontos culminantes do relevo (importantes para as telecomunicações), as cumeadas (relevantes para a instalação de aerogeradores), os cursos de água (valiosos para a energia hídrica), as potencialidades geográficas e topográficas para a construção de estradas etc.
Tudo isto poderia ser uma mais-valia para as populações locais mas não o tem sido. Desenvolvem-se, assim, conflitos entre a sociedade urbana e a rural, isto é, entre os factores de alteração e os factores de conservação contextual.
Na segunda metade do livro, uma estranha e violenta história - a apropriação dos baldios serranos para a instalação da floresta Estatal, no tempo da ditadura - é contada pelo autor, com foros de epopeia e tragédia.
Este episódio é, naturalmente, uma ficção, mas baseado em acontecimentos que incendiaram e incendeiam ainda a montanha.
A livraria Bubok possui mais de 70.000 títulos publicados. Ainda não encontrou o seu? Apresentamos-lhe algumas leituras recomendadas baseando-nos nas opiniões dos leitores que compraram este livro. Não é o que procurava? Descubra toda a nossa selecção na livraria: ebooks, publicações em papel, downloads gratuitos, temáticas especializadas... Felizes leituras!
A Bubok é uma editora que oferece a qualquer autor as ferramentas e serviços necessários para editar as suas obras, publicá-las e vendê-las em mais de sete países, tanto em formato digital como em papel, com tiragens desde um exemplar. Os acordos da Bubok permitem vender este catálogo em centenas de plataformas digitais e livrarias físicas.
Se quer descobrir as possibilidades de edição e publicação para o seu livro, entre em contacto connosco através deste formulário e começamos a trabalhar com o seu projecto.